Companheiros e seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Venda mas não entregue

Convido meus companheiros
Pra uma reflexão
Analisando um problema
Que ocorre em toda eleição
Em que aparece as ofertas
De um bando de ladrão

É fato que na eleição
Muitos vem nos procurar
Oferecendo esmolas
Querendo os votos comprar
Brigando pra ser eleito
Para poder nos roubar

Tem coisas que nas campanhas
Me causam grandes tormentos
Quando vejo que meu povo
Troca seu voto em cimento
E engrandece o candidato
Com grande contentamento

Alem de comprar seu voto
De forma bem desleal
Eles transformam o eleitor
Em seu cabo eleitoral
Lhe enganando com a promessa
Que vai murar seu quintal

Mas confesso aos senhores
Que minha maior tristeza
É saber que esta raça
Se aproveitam da pobreza
Trocando voto em remédio
Explorando com frieza

Eu suplico ao eleitorado
Pra seus costumes mudar
E que não venda seus votos
Caso alguém queira comprar
Pois quem começa com fraudes
Fraudando vai terminar

Aquele que gasta cem
Para seu voto comprar
Tenha certeza que eleito
Dez mil irá lhe roubar
Pois nunca vi um político
Do seu querer gastar

Mas se devido à pobreza
Não lhe restar opção
Concordo que você venda
O voto a qualquer ladrão
Mas na hora de votar
Dê seu voto a um cidadão

Vender o voto é um crime
Crime maior é comprar
Agora lhe dou conselho
Venda a quem lhe procurar
Se possível peça mais
Não é crime barganhar

Mas quando estiver na urna
Com sigilo e discrição
Use bem sua cabeça
E não vote num ladrão
Evite ser mais um cúmplice
De tanta corrupção.

13 comentários:

  1. Esse aí eu mesma faço questão de distribuir como carta aberta na nossa cidade na época da eleição!
    Pois por mais que em Dutra não temos o costume de leitura, o Cordel é algo admirado por todos! Uma leitura gostosa e cheia de informação!
    Parabéns rapaz!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Léo!!!
    Abraçoss!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom primo!!
    Infelizmente essa é a realidade de nosso país. Não tem nada mais triste e injusto do que vê a situação dos hospitais públicos em contraste com a vida cheia de regalias dos políticos.
    É de partir o coração

    ResponderExcluir
  4. O político corrupto é apenas o reflexo de um povo também corrupto! o político tem, fatalmente, a cara do seu povo. Se ele é corrupto é porque o seu eleitor também é, se ele é palhaço...

    ResponderExcluir
  5. Não concordo Saulo, isso se aplicaria caso toda a população tivesse suas necessidades básicas atendidas e conseqüentemente tivessem conhecimento suficiente para poder se posicionar em relação as atitudes políticas, isso poderia ser aplicado em outro contexto, quando quem tinha direito ao voto era a burguesia, atualmente o voto é um direito de todos e a maior parte da população é um fantoche na mão desses políticos que se aproveitam das necessidades da população para conseguir voto! Eles reproduzem a miséria da população! somos uma excessão, vemos a realidade de forma crítica, temos que nos posicionar é contra esses políticos e não achar que a população merece esses governantes!

    ResponderExcluir
  6. O direito de escolher nossos representantes é uma conquista maravilhosa e fruto de muita luta! Felizmente, hoje, esse não é um direito restrito a uma classe. Nós homens e mulheres temos duas virtudes mais ou menos maravilhosas: intelectualidade e moral. Temos testemunhado pessoas ricas e pobres, mais ou menos esclarecidas, venderem seus votos. Enquanto umas vendem por um saco de cimento, por um remédio, uma consulta médica, outras vendem por um cargo comissionado ou pelo interesse individualista de um grupo. O que falta à maioria nós é um pouco de moral e isso não é privilégio de rico ou de pobre ou de homens e mulheres esclarecidos. Sabemos que há dois mil anos pobres homens e mulheres preferiam ser assassinados, jogados aos leões, do que trair as suas ideias, a sua consciência. Concordo que temos uma visão crítica da nossa realidade, mas não somos nenhuma exceção. Na hora de votar, acabamos escolhendo o que nos convém. Repito que o que nos falta é um pouco mais de moral. E isso, felizmente, se reflete nos nossos representantes.

    ResponderExcluir
  7. Esse povo n muda nunka
    affs gente quero mas nosso
    povo ta tomando um rumo
    q acho q vai da certo pelomenos é uq espero .

    ResponderExcluir
  8. Acabei excluindo meu recado...enfim...
    olha, concordo com boa parte do que Saulo disse, mas não tem como exigir uma postura honesta de alguém que tem familia para sustentar e precisa agarrar a primeira chance que tem para poder melhorar um pouco a vida. Nessas horas de necessidade, não tem como garantir de que agiríamos de forma correta.

    ResponderExcluir
  9. Carolina, você tem razão quando diz que não tem como garantir que, em determinada situação, agiríamos de forma correta.Já disse Raul "como você pode julgar quem não é você?" não devemos mesmo julgar ninguém.Eu não sei o que eu faria!!Mas sempre existe a possibilidade de sermos honestos.

    ResponderExcluir
  10. Olha, pessoas honestas só se corrompem por causa de desespero, não adianta falar "temos que ser honestos!" sem dar um suporte para quem precisa. Vou colocar isso num exemplo: Uma pessoa desempregada precisa de comida, se você consegue arranjar um emprego para ela, ela já tem a garantia de que pode comprar alimento para o dia de amanhã. E então quando chegar o político oferecendo alimento para ela, ela pode dizer: não, não quero nem preciso. -o que dá segurança para ela agir assim é justamente saber que o amanhã dela tá garantido.
    Essas pessoas que vendem o voto fazem isso porque realmente não tem garantias que tudo pode melhorar depois.
    Elas não se dão ao luxo de escolher suas idéias e continuar passando as mesmas necessidades, ainda mais quando se tem familia. Quer cobrar um postura correta, dê uma garantia sólida de que aquilo, amanhã, será o melhor. - Imagino que deva ser mais ou menos essa a linha de pensamento de quem vende o voto.
    Cobrar sem ter atitude não adianta.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia deste Blog, é muito bom. Você, como muitos, inclusive eu, sou fã dos codéis. A sua publicação é oportuna e é um ponto de reflexão política. Sem a sua permissão, publiquei na comunidade. Muito obrigado, Léo por todas as suas ideias. Se posssível, ajude-me com suas ideias, independente do seu voto. Abraço - Osnivan Porto

    ResponderExcluir